O Avesso da Lógica


Este livro pretendeu abordar, de forma poética, acontecimentos e circunstâncias da vida do autor. Deu-se preferência, obviamente, ao gênero lírico, sendo que este lida justamente com as emoções; a subjetividade. O "eu" lírico transcende a realidade e empresta-lhe uma nova face: a da emotividade ou, como querem alguns, a sentimentalidade. Todos nós possuímos um ideal de perfeição no expressar o nosso mundo interior, mas o poeta, mais do que ninguém, se vale disso para construir uma cosmovisão; uma compreensão estética e literariamente conotativa da expressividade. A poesia é, por si só, uma atividade artística abrangente, não só no transfundir a realidade para uma linguagem pessoal do autor, mas também para este interferir nela e construir seus artefatos (poemas).

O mundo anda farto dos mais variados tipos de brutalidade, seja nos telejornais, seja no cotidiano, daí que a percepção lírica do mundo, em não alienando, colabora para uma satisfação estética muito proveitosa para o leitor, fazendo-o interagir com o universo do autor e da própria realidade, de uma maneira que, nem de longe, o faça desperceber o real.

Esperamos com este novo livro de poemas realizar o intento artístico de não "reproduzir" a realidade, mas de transcendê-la e dar-lhe sentido. A existência humana é assunto antigo e já pensado pelos mais brilhantes filósofos, nossa pequeníssima contribuição vem juntar-se a todos que objetivam uma maior ou melhor compreensão dos seres e das coisas.

Heldes Macrino de Paula


< 56 páginas >