1983
Carnaval em Ubatuba

Início:

Carlos sai da Segurbrás às seis horas da tarde,final do expediente. Caminha para a estação Uruguaiana do metrô. Chega em
casa às oito horas. Hoje é dia 28 de janeiro, sexta-feira. O trabalho até que não foi tão intenso assim, pensa Carlos. Após tomar banho, troca de roupa por uma mais leve. Sai de casa, caminha pela Rua Voluntários da Pátria em direção ao Humaitá. Entra em um restaurante situado na Rua Humaitá, logo depois da Rua Voluntários da Pátria.

— Carlos, você aqui? — fala Luís Falconi. — Como vai você, há algum tempo que nós não nos encontramos.

— O que você conta de novo? Quais são as novidades? — pergunta Carlos.

— A novidade, meu querido Carlos, é que o mês está acabando.

— É, Luís, o mês está acabando e já estamos, praticamente, em fevereiro de 1983.

— Como vai na seguradora? — pergunta Luís.

— Está tudo correndo bem. Muito trabalho, mas emprego garantido — diz Carlos.

— Quanto tempo você tem de trabalho na seguradora mesmo? — pergunta Luís.

— Vinte anos. Eu trabalho na seguradora há vinte anos.

Carlos trabalha na Segurbrás como contador desde a idade de dezoito anos. Entrou para a Segurbrás em 1963, mas trabalhara antes em outra seguradora. Sempre gostou de trabalhar com seguros e com contabilidade. Aos 25 anos de idade, formou-se em ciências contábeis. E, desde jovem, desde os 18 anos de idade, Carlos mora sozinho em um pequeno apartamento de quarto, saleta, banheiro e pequena cozinha em um edifício situado depois da Cobal, na Rua Voluntários da Pátria, no sentido do Humaitá.

— Bem, eu já estou aposentado. Trabalhei durante muitos anos no Ministério do Trabalho, com orçamento. Agora, eu estou aposentado, só penso em aproveitar o resto de vida que poderei ter. Estou com 55 anos e sofro de enfisema pulmonar.

— Acho que o seu problema ainda está no início. Por que você não deixa de fumar, como eu fiz? E já estou com 43 anos de idade, não sou garoto.

— Meu preclaro amigo Carlos, eu já fumo há muitos anos e não é agora que vou deixar de fumar.

— Mas eu fumei também durante muitos anos e já estava doente. A minha sorte foi que eu parei, teria morrido se continuasse.
Dito pelo médico. Você já está com princípio de enfisema.

— Bem, vamos mudar de assunto. Carlos, o carnaval este ano será na primeira quinzena de fevereiro. E eu estou pensando em passar o carnaval em Ubatuba, em São Paulo.