1983
Carnaval em Ubatuba

Prefácio:

Este livro de ficção é resultante de experiência vivida pelo autor durante o carnaval em Ubatuba, SP, em 1983.

Mas o ano de 1983 também representa acontecimentos marcantes já ocorridos em anos anteriores. A sociedade brasileira já presenciara o Presidente da República, general João Baptista Figueiredo, sancionar a Lei da Anistia em 1979 e promover a volta do pluripartidarismo. Presenciara, também, fatos como os atentados terroristas entre 1980 e 1981, os atentados na OAB e no Riocentro, no Rio de Janeiro, que revelavam as grandes dificuldades da abertura política.

No cenário internacional, os fatos estavam confusos, mas alguma coisa estava para acontecer. Em 1982, morre Brejnev, chefe de Estado soviético, e o regime soviético começa a enfraquecer-se. Mas nos Estados Unidos, entre 1977 e 1980, com o democrata Jimmy Carter, aumentam a inflação e o desemprego. Os republicanos voltam ao poder em 1980, com Ronald Reagan, que corta gastos públicos e endurece as relações com a União Soviética e com os regimes de esquerda. Apresenta o programa “guerra nas estrelas”, um sistema de defesa e ataque para neutralizar os mísseis nucleares soviéticos.

A decadência da União Soviética e a recrudescência dos Estados Unidos excitavam as especulações de intelectuais, jornalistas, estudantes e outros, que se preocupavam com os acontecimentos e o que poderia vir. E os acontecimentos nacio-onais e internacionais eram discutidos nos bares, nas pizzarias, nas casas noturnas. E não se tratava de esquerda festiva. Não eram pessoas enga-jadas em movimentos de esquerda, muito menos que tivessem participado direta ou indiretamente de atos contra o regime militar. Eram pessoas de opinião, de todas as tendências políticas, em sua grande maioria democratas, que se preocupavam com o que estava acontecendo.

Isso ocorreu também em Ubatuba, em pleno carnaval. E o autor participou também dessa experiência. Finalmente, o autor procura temperar toda a trama com humor. É a sua intenção.