O Cavalo do Cão

Autora:


Josy Garcia, engenheira química, pós-graduada em gestão ambiental.

Estudou paralelamente a história do Norte e Nordeste brasileiro e seus protagonistas. Autores famosos desfilaram com suas obras diante de seus olhos.

Em suas viagens pelos estados daquelas regiões, teve contato com várias culturas, ritos e variantes religiosas, catalogando e entrevistando praticantes, líderes e sacerdotes, assim como, políticos locais, de fama nacional.

A paixão por tais atividades e assunto levou-a a juntar-se à Sociedade Yorubana de Cultura Afro-Brasileira e Conselho Nacional de Cultura, tendo assumido a presidência da primeira em 2001.

Preocupada principalmente com a área didática daquelas entidades, face à carência do assunto nas escolas e universidades brasileiras. O resultado foi a dinâmica atingida pela Yorubana, com os livros Zumbi dos Palmares, a História que não foi contada e Dicionários Yorubá/Nagô/Português e Dicionário Antológico da Cultura Afro-Brasileira.

Privilegiada pelo conhecimento adquirido em seus contatos, viu-se repentinamente envolvida com o tema "sobrenatural", tendo-a despertado a dividir com o mundo suas experiências. Com todo o peso, desabou-lhe sobre a cabeça a história do Cavalo do Cão, um Amor Sobrenatural.

E como bem disse o "imortal acadêmico" José Sarney, sem seu prefácio "esse livro de Josy é um verdadeiro caleidoscópio, que se assemelha, a meu ver, àquela literatura gótica que fez fortuna envolvida pela bruma, nas noites frias e mal iluminadas da Inglaterra do século XIX".