O Código 'Dá Vinte %'
Crônicas


Início:


Apresentação

Conheço o meu amigo Ruy Barbosa há, exatamente, 47 anos, desde quando éramos acadêmicos da Faculdade de Direito da Universidade do Estado da Guanabara (hoje, UERJ) e povoávamos de ideais e de sonhos os nossos dias no prédio da rua do Catete, 243. Tenho tido a alegria de encontrá-lo, ao longo da vida, em diversas situações, invariavelmente marcadas pelas qualidades já tão visíveis na juventude dele: a inteligência, a sobriedade, a cultura, a fidalguia no trato, a coragem de afirmar e o destemor de defender as suas convicções.

Reencontro Ruy Barbosa nestas páginas, que o mostram por inteiro, inçadas de reflexões profundas e desafiadoras, ou exuberantes, ou irônicas; os textos enfeixados neste livro são todos eles reflexo da vida e da alma do autor, que, pela constância no modo de crer e escrever, dá razão a Buffon, quando o naturalista diz que o estilo é o homem.

É lamentável que muitas páginas de conteúdo e beleza se hajam perdido pela timidez dos autores, que não quiseram publicá-las, receosos da crítica, ou não conseguiram dá-las aos leitores, por motivos diversos. Isto, felizmente, não aconteceu com Ruy Barbosa. Neste livro, quiçá prenúncio de outros, o autor expõe-se ao público, nos textos que, por si mesmo, o recomendam, mais do que poderiam alcançar as considerações de um apresentador. Valham, então, estas breves palavras para anunciar e aplaudir uma publicação bela na forma, densa no conteúdo.