O Código 'Dá Vinte %'
Crônicas

Resenha:


Fernando Sabino registrou em seu livro "O Tabuleiro de Damas" que uma crônica é qualquer texto que o próprio autor denomina de "crônica", não importa qual seja o tema ou o estilo por ele adotado.

Segundo Sabino, o que o autor de um texto deve fazer é expressar a sua visão e o seu pensamento sobre os tempos atuais ou antigos - seja qual for a sua opinião - mas deixando o leitor à vontade para aceitar ou descartar as suas idéias.

Esse é o princípio básico que sempre inspirou o autor deste livro na elaboração dos seus textos. Por isso, fique o(a) leitor(a) totalmente livre para acolher ou afastar as opiniões por ele aqui expressas. Afinal, o que importa é que as pessoas, após lerem um texto, formem a sua própria opinião sobre o mesmo.

Como um exemplo desse aspecto, Sabino anota, no seu livro acima citado, que, para uma pessoa, um tabuleiro de damas é branco com quadrados pretos; mas, para uma outra, ele é preto com quadrados brancos. Portanto, escolha o(a) leitor(a) a sua própria visão sobre este "tabuleiro" de temas que foi organizado pelo autor, nos últimos anos, e selecionado para compor o conteúdo deste livro.

O objetivo do autor é chamar a atenção dos cidadãos brasileiros para alguns temas de relevância para a nossa atual sociedade. Mas ele espera não ter exagerado ao tratar de certos temas que considera relevantes ou sensíveis. Para esse efeito, o autor lembra uma frase do Barão de Itararé (pseudônimo do humorista Apparício Torelly): "Um tambor faz muito barulho, mas é vazio por dentro."