Do Vinho as Emoções

Início:


Apresentação

O vinho é um ser vivo. Na sua criação e desenvolvimento, percebi um paralelo com a evolução humana. Isto me hipnotizou para escrever este livro. Fui então colocado sabiamente pelo destino em um conjunto de situações, e não tive alternativa senão a de escrever para dividir com as pessoas os sentimentos despertados pelo vinho.

O vinho é um meio de comunicação com as emoções. É prazer. Traz sensações a que respondemos com emoções. Sensações que podem ser descritas como um aroma intenso, um corpo atraente... As emoções aumentam a temperatura, invadem o coração. Degustar os prazeres da vida é preciso. As sensações nos excitam; as emoções não são claras e definidas, mas difíceis de internalizar, explicar. Compreendê-las é a chave do equilíbrio.

Na degustação dos melhores vinhos se exige um grau de aprendizado. As emoções da vida não o fazem por menos. Preste atenção! Assim como o vinho, você nasce, é jovem, torna-se maduro, fica decrépito e morre. Neste rápido trajeto, aprecie suas emoções. Deguste vinho!

Cada texto foi escrito a partir do prazer e da emoção suscitada pelo tomar vinho. A motivação do texto foi técnica ao abordar o mundo do vinho e emocional, por surgir das sensações do ato de beber vinho em solidão ou em boas companhias.

Em outro momento, fui para o universo das imagens e me encontrei com a arte, relacionando as imagens e sentimentos expressos na pintura com as emoções provocadas por cada texto. Surge outra possibilidade de leitura do livro: as pinturas e as palavras-chave que estão ao lado de cada quadro.

Para finalizar, brinco com as estações do ano e com o nosso tempo, tanto físico como mental. Em cada estação temos um vinho que nos conforta com harmonia. Para esses momentos, recomendo apreciar um vinho, uma música e uma bela leitura. Tudo isto junto... ou cada um a seu tempo. Nas páginas finais, criei a quinta estação, atemporal. Surge espontaneamente entre todas as estações. É dinâmica, pulsante. Aprecie.

Bons momentos com o vinho!

Fábio