O Espiritismo
e suas Repercussões na Subjetividade

Resenha:

Através de uma linguagem bastante simples, este livro aborda os conceitos e pressupostos da Ciência Espírita com o intuito de averiguar suas possíveis contribuições para a Ciência da Psicologia, estudando as relações provenientes deste intercâmbio entre mundos invisível e visível, considerando como elementos essenciais os reflexos psicológicos resultantes deste vínculo.

Os conceitos de natureza espiritual e material se complementam, na medida em que são apresentados sob uma perspectiva científica, dando ênfase a uma Ciência Espírita que se fundamenta na busca de um constante progresso e aprimoramento moral em relação ao mundo material e espiritual. Importante salientar que uma das premissas básicas do Espiritismo consiste na lei de causa e efeito, e sendo assim, conduz ao indivíduo a estar atento às suas próprias escolhas e a ser responsável pelos seus atos. Desta forma, é inegável que estamos falando do ser consciente.

Mas em contrapartida, existe outro aspecto a ser considerado que consiste nesta busca do contato com o mundo invisível como uma maneira de dar um outro sentido à vida material. Surgem, aqui, situações que a ciência tradicional ainda não explica e que muitas vezes o homem toma como uma crença inabalável, canalizando para a estrutura mais profunda da psique uma força motriz capaz de satisfazer aquilo que busca. Com base nessas reflexões, a autora organiza esse material através de um estudo monográfico, convidando o leitor a uma ampliação desses conhecimentos.