Eu, Eu Mesmo e... Deus?
ou
Longe do Paraíso


Resenha:


Desde sempre fascinado pela história da evolução humana, o autor, Mestre em Economia, tem dedicado muitos anos ao estudo do tema, em suas várias abordagens: história, filosofia, religião, evolucionismo, etc. Mas o inesperado, uma tragédia por ele testemunhada - a morte de uma criança - fez com que seu interesse, antes puramente intelectual, se transformasse em questão pessoal. O fruto desse embate entre a reflexão e a paixão é este livro, no qual temas geralmente tratados com fria racionalidade pelos historiadores são apresentados com uma abordagem tão visceral - sem que a visão crítica seja jamais posta de lado - que se tornarão inesquecíveis para o leitor.

A morte da criança, causada acidentalmente pelo próprio pai, empurrou o autor para sentimentos que nunca havia experimentado. De nada lhe valeram sua experiência de vida, seus estudos, suas viagens nos livros de história e de filosofia. A dor humana, profunda, bateu-lhe direto no peito, tirou-lhe o ar. Não dava mais para respirar. O chão sumira... De um só fôlego, escreveu um texto em que manifestava sua angústia, perplexidade e indignação com o ocorrido.

Em suas palavras: "Na segunda noite, mais calmo, reli meus escritos rascunhados e gostei. Senti que havia escrito com o coração. Estava tudo lá, no papel. Faltava conteúdo, entretanto. Pareci a mim mesmo uma criança sincera, mas, como homem maduro, percebi que não sabia nada. Constatei naquele instante que meus conhecimentos e ideias sobre todas as questões que realmente importam para o ser humano eram poucas, apequenadas, confusas e atrapalhadas. Resolvi, então, estudar mais, trabalhar mais nesses assuntos e escrever sobre essa viagem pessoal."

Se o autor foi bem-sucedido, cabe ao leitor decidir. O certo é que a extensa pesquisa realizada, as inúmeras fontes utilizadas, a coragem de questionar cada marco histórico, cada dogma, cada afirmativa de fé - nada foi poupado pelo autor, no afã de buscar uma verdade para aplacar seu coração e, a partir dele, falar ao coração do leitor.