A Força do Objetivo Espiritual

Este livro pretende ajudar as pessoas na repro-gramação de seus posicionamentos, para que possam encontrar mais significado em suas vidas, e — por que não? — “instruções de uso” para aqueles que só acreditam na lógica.

Tenho a certeza de que muitos estão se perguntando: — Mas... o que são Nodos Lunares?

Astronomicamente, é necessário explicar que não são planetas nem corpos celestes, e sim pontos imaginários demarcados na intersecção das órbitas solar e lunar situados a 180° de distância entre si. Isto é, a Lua tem sua órbita ao redor do nosso planeta, e a Terra, por sua vez, tem sua órbita ao redor do Sol; essas órbitas coincidem, a cada 28 dias, em dois momentos, como se fossem dois nós, amarrando aquelas órbitas, naquele momento específico.

Na interpretação astrológica, todos os signos têm seus nós que em algum momento cortam a órbita ascendente ou descendente. O posicionamento do Nodo Norte — também conhecido como “Cabeça do Dragão” — é o ponto que baliza o caminho do seu destino. O posicionamento do Nodo Sul está situado, obviamente, na direção oposta, sinalizando sua origem espiritual, seu passado ou karma. Eles vão revelar o ponto de partida e o ponto de chegada de nossa alma, na vida atual. A direção dos Nodos é contraria à do relógio.

Os Nodos representam a relação entre causa e efeito que você mesmo vai criar para sua vida.  O Sul representa o seu passado; o Norte, o seu futuro. O Sul nos limita aos comportamentos e atitudes que estão estagnados em nossa personalidade e precisam ser equilibrados e reavaliados sob o ponto de vista do Norte, que mostrará o seu ponto de chegada, o seu ponto de maior crescimento possível na vida atual.

O Norte mostra as qualidades que vamos ter de desenvolver nesta vida, o futuro, o desconhecido, comportamentos que alguns de nós ainda não desenvolvemos em outras vidas. É onde vamos ter de trabalhar duro, pois o Norte é o caminho que nos leva à grande evolução espiritual e ao crescimento. O Norte é a nossa meta. O Sul mostra aquilo que vimos repetindo  constantemente em vidas passadas e precisa ser reavaliado e balanceado.

Quando não desenvolvemos os aprendizados do Norte, atrofiamos esse potencial e nos concentramos cada vez mais no Sul. A pessoa então começa a vivenciar frustrações em todos os setores de sua vida, ansiedades e insatisfações. O uso inapropriado das energias do Nodo Sul transforma-se em defeitos de personalidade.  Como esses pontos são polarizados; abusar de um lado significa, imediatamente, ignorar o outro. Na realidade, eles funcionam como se houvesse um ímã em cada extremidade e nós fôssemos puxados alternadamente para um e outro, ou então permanecêssemos  atraídos para uma só extremidade, Norte ou Sul.

Como, de maneira geral, temos uma tendência a resistir ao novo, àquilo que não conhecemos, que no caso é o Nodo Norte, é muito natural que continuemos a usar as energias do Sul, pela familiaridade de comportamentos e atitudes. Assim nos sentimos protegidos, porque conhecemos bem como nossa personalidade funciona, já aprendemos a atuar e a conviver com essas tendências em vidas passadas.

Podemos equilibrar as  energias através do aprendizado das lições da  polaridade dos Nodos Lunares. Quando completamos essa evolução, atraímos uma dinâmica energética favorável ao nosso redor e o universo, em compasso com nosso  crescimento, nos proporciona uma vida mais feliz — no amor, no trabalho e no campo pessoal.

Quando seguimos o desejo de nossa alma e encontramos o equilíbrio dessas  polaridades, encontramos também a paz espiritual, a manifestação maior da  nossa individualidade, nossos talentos e a resposta que tanto buscamos: “Por que estou aqui?” Desta forma somos capazes de poder experimentar o sabor do sucesso em todos os setores de nossa vida.

Nossas ansiedades diminuem ou são substituídas por uma sensação de bem-estar e alegria e com isso passamos a atrair apenas situações positivas para nossas vidas. Portanto, vale a pena procurar entender o significado dos Nodos Lunares em  nosso mapa natal e seguir a meta de nossa alma.

Os Nodos Lunares sempre existiram na astrologia, mas nos últimos anos  alguns astrólogos passaram a dar a devida atenção a esses pontos e muito tem  sido desenvolvido a respeito deles. Eu, como astróloga, sempre inicio a análise de um mapa a partir dos Nodos Lunares; pois acredito que eles são os indicadores que mostram de onde o indivíduo vem, que bagagem traz consigo e qual a meta de sua alma na vida presente. O restante do mapa me mostrará que dificuldades esse indivíduo terá de confrontar, que ajudas terá à sua disposição e com quais instrumentos poderá contar para completar seu plano.

Neste momento da dissertativa, acredito ser da máxima importância salientar que algumas pessoas podem atuar exageradamente no Nodo Norte, esquecendo-se da polaridade que é tão benéfica ao seu próprio crescimento. Não agem desta forma propositadamente, e sim, quase que, por instinto. Quando se tem o Nodo Norte extremamente desenvolvido — da mesma forma e intensidade quando ocorre o inverso —, acaba-se invalidando todas as experiências de vidas passadas.
Nesse caso, se faz impositivo ao crescimento espiritual que haja equilíbrio e ajuste nos extremos, ou seja, o ideal é fazer uma auto-análise para descobrir o quanto, ainda, está preso aos modelos de comportamento de vidas passadas ou o quanto optou por esquecer o que foi aprendido e avançar desproporcionalmente no Nodo Norte.

As pessoas que perceberem ter esta tendência devem ler seu signo oposto para aprender como equilibrar esses opostos. Está aí o mote principal desta obra que é, sem dúvida, levar em consideração o que cada pessoa, dos diferentes posicionamentos nodais, ainda não desenvolveu no seu nodo norte e apontar o exagero dessa falta de conscientização dos talentos a serem desenvolvidos.

Este livro pretende, por meio de uma linguagem simples e fácil, atingir as pessoas leigas no assunto, como também o profissional, que poderá  acrescentar mais conhecimento e informação na análise de um mapa astral.

< 272 páginas >