Luta na Classes
1.001 maneiras de detonar seu professor
(nova edição: revista, aumentada e piorada)


Início:

Introdução

Quem sabe, faz. Quem não sabe, ensina.
Quem não sabe nada, ensina educação física.
Anônimo

As pessoas entram na escola para aprender, não é mesmo? Então faça um teste. Pegue um livro escolar, qualquer livro. Abra uma página, qualquer página. Ponha o dedo numa linha, qualquer linha. Leia a frase que está lá. Por exemplo: “A Primeira Missa foi rezada em...” Ou “Para encontrar a área de um triângulo eqüilátero de lado a, basta...” Ou “O núcleo de uma célula chama-se...” Ou “A Revolução Industrial começou no século...” ou “Os afluentes da margem esquerda do rio Amazonas são...” etc. Agora peça para seu pai ou sua mãe completar a sentença. Que vexame! Nenhum dos dois sabe! E olha que todos os dois sempre passaram com boas notas na escola, como fazem questão de te esfregar na cara sempre que você tira uma nota baixa.

Aí você começa a desconfiar que andam te enrolando. Se seus pais não sabem nada, pra que foi que eles ficaram tantos anos estudando? O que será que eles ficavam fazendo na escola todo esse tempo? E como foi que eles passaram de ano e acabaram se formando na universidade, com essa ignorância toda?

Este livro tem as respostas. Ele vai te ensinar a se divertir na escola, como seus pais se divertiam, no tempo deles. E vai te mostrar também como estudar o mínimo possível, ou nada, para tirar notas boas e passar de ano. Tudo como seus pais faziam, só que de maneira científica, sem improvisações. Porque na época deles não havia um livro assim. Por isso, seus pais eram simples amadores, em termos de sacanagem. Você será um profissional.

Mas é bom saber que seu sadio propósito de fazer da escola um parque de diversões vai enfrentar um obstáculo: o professor. Se depender dele, você vai ter que estudar, levar a sério as aulas, aprender, fazer o dever de casa, chegar cedo à escola todo dia – todas essas coisas que você odeia. Por isso, é importante seguir cuidadosamente as instruções deste manual. Somente assim você estará preparado para se livrar desse inimigo, o professor. Ou pelo menos para deixá-lo maluco.