Paraty no Século XX

Início:


Fundação do Povoado

A rigor, não há uma data convincente sobre a fundação do povoado do qual resultou o município de Paraty. Tem-se como certo que aconteceu em um dia 16 de agosto, razão pela qual o povoado nasceu com a denominação de São Roque, o santo daquele dia. De qual ano? Eis a pergunta para a qual não encontramos resposta decisiva.

Aproveitando a data que o povo de Angra dos Reis comemora a sua fundação, em 6 de janeiro de 1502, quando da expedição de Gonçalo Coelho, da qual participava o cartógrafo italiano Américo Vespúcio, podemos considerar que a expedição tenha adentrado a baía (Baía da Ilha Grande), continuando a seguir a costa interior, e em 16 de agosto do mesmo ano, fundara o povoado de São Roque, mas não há nenhum documento comprobatório, embora o tema mereça estudos.

Outra data que tem sido aventada refere-se à expedição de Martim Afonso de Souza (1531) que fundou São Vicente e consta que por aqui passou.

Como não há um documento para designar a data com certeza, podemos situar a fundação do povoado de São Roque entre a expedição de Gonçalo Coelho (1502) e a Expedição de Martim Affonso de Souza (1531).

Passando, ligeiramente, sobre a possível data da fundação do povoado, retornamos ao período 1901/2000, que é nosso intento comentar, deixando subsídios para historiadores eruditos, quando a história de Paraty despertar maior interesse.