Piadas Grávidas

Humor politicamente correto

Resenha:

Imaginem se a causa da linguagem politicamente correta conseguissse seduzir as multidões. Em pouco tempo, todo o pensamento humano estaria contaminado e enjaulado por essa senhora de preto ossuda e sem seios, a nos vigiar diuturnamente, empunhando numa das mãos o execrável dicionário das palavras expurgadas, e na outra, seus equivalentes imaculados. Ninguém mais poderia ser considerado estelionatário, e sim "profissional da área de finanças reprimido pelo Código Penal". Ou tarado, na verdade, um "indivíduo de comportamento sexual alternativo anti-social".

Felizmente, tudo indica que não corremos esse risco (ou seria "não nos movimentamos rapidamente esse traço"?). Este livro, portanto, abdica, por desnecessidade, de debochar o tempo todo, grosseira ou sutilmente, da chatice politicamente correta, o que acontecerá apenas uma vez ou outra, em situações irresistíveis.

Prefere praticar a velha e sempre estimulante sátira política e de costumes, tomando como base o anedotário popular clássico, essa coletânea de obras-primas. E pretende ser politicamente correto como antigamente, isto é, (como é que se diz mesmo?) ético. Caso seja possível, renovando essa atitude. Sendo, nesse sentido, inaugural de uma nova ética, ou seja, proto-ético. E por utilizar a via do humor, reabilitando sorrisos antes inibidos por alguma falha na dentadura. Protético.