Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse
As trapalhadas de cinco amigos

Prefácio:

Este livro é resultante de experiência vivida pelo autor entre os anos de 1979 e 1984, com repercussão até 1992. As personagens, todas de ficção, vivem o período político no cenário nacional entre o ano de 1979, com a Lei de Anistia sancionada pelo Presidente da República, general João Baptista Figueiredo, com os atentados na OAB e no Riocentro, no Rio de Janeiro, que revelaram as grandes dificuldades da abertura política. Ganhava força a campanha das “Diretas Já”.

No cenário internacional, a guerra das Malvinas e a queda da ditadura militar na Argentina e, em termos globais, com o governo de Ronald Reagan, nos Estados Unidos, o endurecimento das relações com a União Soviética e com os regimes de esquerda.

O programa “Guerra nas Estrelas”, um sistema de defesa e ataque para neutralizar os mísseis nucleares soviéticos, também é discutido pelas personagens. Fazem parte do livro ainda as repercussões posteriores no cenário nacional, das quais já não participaram todas as personagens, até o ano de 1992. A eleição de Tancredo Neves, a promulgação da Constituição de 1988 e suas conseqüências posteriores. E, no cenário internacional, a queda do muro de Berlim e a extinção da União Soviética.

Todos esses fatos são abordados no livro, embora sem a vivência direta das personagens. Mas elas, no período de 1979 a 1984, vivem, também, as suas experiências pessoais e os seus problemas existenciais. E é com humor que o autor procura temperar toda a saga das suas personagens.