A Terceira Idade na Universidade
Sexualidade, aposentadoria, solidão, momória,
família, amigos, lazer, moradia...

Autora:

Dina Lourdes Fernandez Frutuoso é doutora em Educação pela UFRJ, defendeu em 1996 a primeira tese sobre Universidades da 3a idade, no Brasil. Adjunto IV da UFRJ, coordenou por dez anos o Grupo de Desenvolvimento para Conhecimento Pessoal-GDCP, junto ao Gabinete de Expressão Oral-GAEO, no CFCH.

Membro Didata da Assossiación Latino-americana de Analises Transaccional (ALAT) e da União de Analistas Transacionais do Brasil (UNAT/Br), da qual é uma das fundadoras, e ex Diretora de Ética.

A dissertação de Mestrado foi a primeira do Brasil sobre Análise Transacional (1978 / UFRJ). Participa da diretoria da Associação de Diplomados da UERJ, onde cursou Psicologia, depois da Pedagogia, na UFRJ. Coordenou durante treze anos o Seminário de Análise Transacional, patrocinado pela Associação de Diplomados da UERJ.

Atualmente divulga a importância da preparação para a aposentadoria e o envelhecimento, além do trabalho clínico e psicopedagógico ao qual se dedica desde 1971. Criou e coordena voluntários no Projeto Escola / Barra da Tijuca.

Recebeu o prêmio de primeiro lugar da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia-SBGG / RJ - 1996 com o tema: Universidade da 3a Idade: modismo ou necessidade sócio-cultural? e o 2o lugar no Concurso Brasil 500 Anos com - Anchieta: inspiração para a educação no Brasil, 1999 da ZMF Editora e Biblioteca Nacional.

Participa de Congressos nacionais e internacionais; atua como consultora de Empresas; pesquisando sobre relacionamento, representação social da 3a idade e trabalho voluntário.