Trotskismo X Leninismo
Lições de História


Resenha:


No plano da luta de classes, sobretudo no capitalismo, a contradição fundamental da sociedade verifica-se entre os grupos dominantes e os dominados, entre os grupos exploradores e os explorados.

No entanto, no bojo dessa contradição principal também se verificam muitas outras, no conjunto das diversas mediações nas relações econômicas, sociais e políticas entre as classes, processos que levaram autores como Lênin a falarem inclusive em “contradições no seio do povo”.

Nesse mosaico de contradições nas relações socioeconômicas e políticas no capitalismo, uma especial que a história desse sistema tem experimentado é aquela entre as diferentes forças ou organizações políticas que se autodenominam contrárias ao capitalismo. E entre essas, desde o processo da revolução russa socialista, a teoria, a ideologia e a prática da vida social têm colocado raramente na mesma fronteira ou na mesma posição, mas na maior parte das vezes em posições ou trincheiras opostas, duas delas, já faz tempo, conhecidas como “trotskismo” e “leninismo”, ainda que alguns adeptos delas, em épocas e lugares diferentes, tenham-nas considerado semelhantes ou irmãs siamesas, e na verdade ambas se auto-intitulem anti-imperialistas.

É dessa contradição e do embate entre essas duas posições que trata o livro de Harpal Brar que ora traduzimos e estamos publicando em português. Oxalá sua pesquisa e suas reflexões teóricas, ideológicas e de resgate empírico ao menos de quatro realidades nas quais ela se manifestou contribuam para que os seus leitores tenham maior clareza do significado de tais divergências e ao mesmo tempo para iluminar os caminhos dos que se propõem à crítica das variantes no pensamento e na ação dos comunistas ou não.

O Tradutor